quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ascensão Justificadora

          É a primeira vez que escrevo em um Blog, gostaria muito de que ele fosse legal, apesar de saber que isso seria quase que impossível, uma vez que estamos em uma rede onde as pessoas que escrevem muitas coisas legais e eu só sou mais um deles (tenho que admitir). Não sei se isso vai me impedir de alguma coisa, mas vou desde já me desculpando por ser chato, aliás vou me desculpando por todo o tempo ser chato.
          Ascensão Justificadora é um termo utilizado por Ronald Dworkin (teórico do direito) para dizer que se o Juiz não conseguir dar conta somente de sua prioridade local (o juiz tem que primeiro ver o que o histórico de seu tribunal ou de localidades próximas para dar o veredicto de acordo com a integridade) ele deve fazer uma ascensão justificadora à tribunais ou instâncias superiores para embasar sua decisão. Mas a merda é que isso não tem nada haver com o que eu pretendo por nesse Blog. Eu, simplesmente, coloquei porque achei bonitinho o termo, e porque vou fazer uma ascensão justificarora nesse texto, não no sentido do Dworkin, mas no sentido que eu pretendo fazer uma espécie de "elevação de pensamento" (que nos remonta aos filósofos antigos) para justificar alguns de meus pontos-de-vista. Atenção que eu não pretendo de maneira alguma prepotência, só cito um filósofo antigo tentando justificar o que eu coloquei e o título e achei bonito.
          Pretendo nesse Blog, ser o mais eclético possível, no sentido de eklesia que significa ver o mesmo problema por vários pontos de vista, e mesmo no sentido comum, empregado pelo senso comum de alguém que gosta de muitas coisas. Irei discutir coisas chatas e outras não tão chatas assim, mas intrigantes para os olhos de um jovem, como política, mídia, Internet, Brasil, Maranhão, sociedade, pessoas, casos, esportes, culinária, corte e costura, Luciana Gimenez, pão com mortadela e etc. além de contar algumas vezes com um toque de poesia, música e afins. Meu lema principal, como muita gente já deve ter visto em algum lugar que eu coloque alguma coisa (WTH?) é o anseio por mudança. Minha mente revolucionária não mente esse anseio, não porque eu seja marxista ou algo afim, mas sim por ser uma pessoa que não aceita o mundo como está, onde esse possa ser ainda melhorado de acordo com a cognição dos nossos sensos-comuns e a praxis desse conhecimento que nos é imputado.
          A partir de agora vou começar a me inserir nesse mundo das opiniões, deixarei de ser uma pessoa que só escuta e passarei para o outro lado, ou não. Talvez isso não seja possível, mas o gostoso (ui!) do processo é esse, tentar aprender como fazer sem que ninguém te ensine, iniciando da estaca zero e só sabendo um pouco sobre cada coisa, eu pretendo, com o enfoque das coisas que estão mais e voga "no momento" deixar minha opinião. Parabéns para quem leu isso tudo, você merece parabenizações nesse mundo da Internet, onde o conhecimento raso se sobrepõe ao conhecimento profundo por causa da "preguiça" de alguns em ler coisas grandes. Não é por nada não, mas tem tanta coisa pra ler na Internet que quando vemos uma coisa cheia de letra assim chega nem dá vontade de ler. Eu sou vítima disso... Mais uma vez Parabéns! - apesar de que ache que só umas duas pessoas chegarão aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário